domingo, 23 de março de 2014

OPINIÃO: IRS - Solidário 2014

Está a decorrer até ao fim de Maio, a 1º e 2º fase da entrega da declaração do IRS relativo aos rendimentos do ano 2013. Esta informação certamente não é nova para os nossos leitores, e como cidadãos bem informados e responsáveis, estarão a par das suas obrigações fiscais, mas, o que talvez não saibam é que podem doar 0,5% do seu IRS a uma entidade particular de solidariedade social, religiosa ou de utilidade pública reconhecida pelo Estado. É verdade! Podemos, nós contribuintes, desde 2001, sem qualquer esforço adicional, direcionar 0,5% do imposto para uma entidade de cariz social à nossa escolha – que esteja na lista anual autorizada pelo governo.
Portanto,  no início do ano o governo faz publicar uma lista de entidades beneficiadoras de consignação, no portal das finanças, sendo este ano, mais de 2.000 entidades – a nível nacional, que procuram obter através deste processo, algumas receitas extras para os seus magros orçamentos anuais. E, no distrito de Portalegre são 11 as entidades (ver mapa), de onde destacamos duas instituições – Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão (501414762) e Centro de Dia de Pé da Serra (502951583), ambos com sede fiscal no concelho de Nisa, e que podem receber o seu donativo através deste mecanismo, bastando apenas fazer uma cruz (X) no quadro 9, anexo H da declaração de IRS e inscrever o número de contribuinte da entidade à qual pretendem destinar o valor apurado.
Mas, o que não entendo é que essas instituições não façam uma divulgação eficaz, e que informem os seus concidadãos desse propósito, que pretendem receber esses donativos, principalmente neste momento, em que está a decorrer o processo da entrega das declarações de IRS. Por favor, divulguem através dos meios à vossa disposição, mesmo no boca-a-boca, mas façam-no se querem que as pessoas ou as empresas mencionem a vossa entidade como beneficiária.
Se nos dão a escolher para onde deve ir 0,5% do nosso IRS, porque não fazê-lo? E se podemos ajudar o nosso concelho e as suas instituições, porque não? Ainda vamos a tempo…
Assim sendo, aqui lanço este repto e vos deixo, mais uma vez, com o nome e número de contribuinte das instituições do concelho de Nisa que este ano estão autorizadas a receber esses donativos, a saber:
Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão (501414762);
Centro de Dia de Pé da Serra (502951583).
JOSÉ LEANDRO LOPES SEMEDO