quinta-feira, 30 de junho de 2011

ALPALHÃO: Água da Fonte de Baixo imprópria para beber

A água de 12 dos 35 fontanários analisados pela Deco “está imprópria para beber”. De acordo com um estudo da Associação de Defesa dos Consumidores 1 em cada 3 fontanários tem água de “má qualidade” e “ingeri-la é arriscar a saúde, pois não tem ligação à rede pública, nem tratamento ou controlo”.
Na Fonte de Baixo, em Alpalhão (Nisa), a água está imprópria para consumo devido à “contaminação bacteriológica por E. coli, Enterococus, Clostridium Perfringens ou coliformes fecais”, concluiu a DECO.
A Associação esclarece que: “geralmente, estes microrganismos habitam nos intestinos de animais de sangue quente como o Homem. Febre, diarreia e vómitos são sintomas comuns, típicos de gastroenterite e intoxicação alimentar. Infecções urinárias e, mais raramente, endocardite bacteriana, são também efeitos. Crianças, idosos e indivíduos debilitados podem ser os mais afectados”.
Quando a água se revelou imprópria por contaminação bacteriológica, a DECO dispensou a pesquisa dos parâmetros físico-químicos e dos pesticidas.
A Associação garante que após estes resultados informou as entidades competentes sobre o problema.
O estudo \"Água de fontanários de má qualidade \", será publicado na revista PROTESTE de Julho/Agosto.