sexta-feira, 22 de agosto de 2008

XVI Exposição Temática: Brinquedos




Viagem à infância através dos brinquedosTrês mulheres de Alpalhão, (Lídia Rolim, Maria d´ Assunção e Maria José), a quem se devem outras iniciativas de âmbito cultural e artístico, meteram mãos à obra e aproveitando a realização das Festas de Verão, promoveram uma interessante exposição, esta dedicada a mostrar o universo da infância de outros tempos, detendo-se no sempre atraente “mundo dos brinquedos e das fantasias”.
A XVI Exposição Temática, realizada no edifício da Creche, no Largo da Devesa (Dr. Alves da Costa) foi mais uma iniciativa com êxito. Levou os visitantes a "viajar no tempo", relembrando as suas infâncias e os mais novos a tentar imaginar as infâncias dos seus pais e avós.
O cantinho dos brinquedos de arame e das bonecas de trapo, foi talvez o que despertou mais recordações, pois eram os brinquedos da época em Alpalhão (o arame e o trapo era a matéria prima da altura). Não faltou o jogo da bugalha, do pica-o-pau, da roda e do gancho, bonecas variadas, meios de transporte, instrumentos musicais e mobílias de quarto, de casa de jantar e as cozinhas com todos os apetrechos.
Centenas de materiais (brinquedos) que foram sendo reunidos ao longo de anos e que se destinam ao projectado Museu (ou Núcleo Museológico) do Brinquedo, um projecto que tem sido difícil concretizar, principalmente devido à falta de instalações adequadas para a sua instalação.
Pelo que foi dado mostrar, o acervo de que Alpalhão dispõe nessa área, são garantias, à partida, de que este seria um investimento cultural com sucesso garantido, para além de preservar objectos, memórias e tradições que, de outro modo, estão condenadas a perderem-se.